terça-feira, 5 de julho de 2011

O que é o judaísmo e em que os judeus acreditam?

Postado por: Unknown às 12:49 Comente

Pergunta Bíblica sobre: "O que é o judaísmo e em que os judeus acreditam?"
O que é o judaísmo e em que os judeus acreditam?
Resposta: O que é o judaísmo e quem ou o que é um judeu? Dependendo de com quem você fala, ou quais livros você lê, você vai achar respostas bem diferentes a essa pergunta tão provocativa. É o judaísmo simplesmente uma religião? É uma identidade cultural ou um grupo étnico? São os judeus uma raça ou uma nação? Em que os judeus acreditam e todos acreditam nas mesmas coisas?
De acordo com o dicionário Merriam-Webster, um “Judeu” é: 1a: um membro da tribo de Judá b: Israelita 2: um membro de uma nação que existiu na Palestina do sexto século A.C. ao primeiro século D.C. 3:uma pessoa que pertence à continuação do povo judeu, ou através de origem, ou através de conversão 4: um seguidor do judaísmo.
De acordo com o judaísmo rabínico, um judeu é aquele cuja mãe é judia, ou alguém que se converteu formalmente ao judaísmo. Levítico 24:10 é citado frequentemente para dar credibilidade a essa crença, apesar do Torá não clamar essa tradição especificamente. Alguns rabinos dizem que não tem nada a ver com as crenças individuais. Esses rabinos dizem que um judeu não tem que ser um seguidor de leis e costumes judaicos para ser considerado um judeu. Na verdade, é possível que um judeu não tenha nenhuma fé em Deus e ainda seja considerado judeu, de acordo com essa interpretação rabínica.
Outros rabinos deixam claro que a menos que uma pessoa siga os preceitos do Torá e aceite os “Treze Princípios da Fé”, as quais Maimônides (Rabbi Moshe ben Maimon, um dos grandes estudiosos judaicos da era medieval) tão claramente expressa, ele não pode ser um judeu. Apesar dessa pessoa ser um judeu “biológico”, ela não tem nenhuma conexão verdadeira ao judaísmo.
No primeiro livro do Torá – os primeiros cinco livros da Bíblia – Gênesis 14:13 nos ensina que Abrão, comumente conhecido como o primeiro judeu, (seu nome foi depois mudado para Abraão) foi descrito como um “Hebraico”. O nome “Judeu” vem do nome Judá, um dos doze filhos de Jacó e umas das doze tribos de Israel. Aparentemente o nome “Judeu” originalmente se referia apenas àqueles que faziam parte das doze tribos de Judá, mas quando o reino foi dividido (Israel no norte e Judá no sul) depois do reino de Salomão (1 Reis, capítulo 12), esse nome passou a se referir a qualquer um do reino de Judá, o qual incluía as tribos de Judá, Benjamim e Leví. Hoje em dia, muitos acreditam que um Judeu é qualquer um que seja descendente físico de Abraão, Isaque e Jacó, independentemente de qual das doze tribos essa pessoa se originou.
Então em que os judeus acreditam, e quais são os preceitos básicos do Judaísmo? Há cinco formas ou grupos principais do judaísmo no mundo de hoje. Eles são o Judaísmo Ortodoxo, Conservador, Reformado, Reconstrucionista e Humanístico. As crenças e requisitos de cada grupo diferem dramaticamente; no entanto, uma breve lista das crenças tradicionais do Judaísmo inclue o seguinte:
Deus é o criador de tudo que existe; Ele é um, não possui um corpo físico, e apenas Ele deve ser louvado como a autoridade absoluta do universo.
Deus revelou os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica a Moisés. Eles não serão modificados ou aumentados no futuro.
Deus se comunicou com o povo judaico através dos profetas.
Deus monitora as atividades dos humanos; Ele recompensa individualmente pelas boas obras e pune o mal.
Apesar dos Cristãos basearem muito da sua fé nas mesmas Escrituras hebraicas que os judeus, há grandes diferenças em suas crenças: os judeus geralmente consideram ações e comportamento como sendo de grande importância; crenças surgem das ações. Isso vai de encontro com os Cristãos conservadores para os quais a crença é de grande importância e ações são um resultado daquela crença.
A crença judaica não aceita o conceito cristão do pecado original (a crença de que todas as pessoas herdaram o pecado de Adão e Eva quando eles desobedeceram as instruções de Deus no Jardim do Éden).
O judaismo afirma a bondade inerente do mundo e do seu povo como criações de Deus.
Os seguidores judeus são capazes de santificar suas vidas e se aproximarem de Deus ao cumprir o Mitzvah (mandamentos divinos).
Nenhum salvador é necessário ou disponível como um intermediário.
Crenças sobre Jesus variam consideravelmente. Alguns o enxergam como um grande professor moral. Outros o vêem como um falso profeta ou um ídolo do cristianismo. Alguns grupos do judaísmo nem repetem o nome dele devido à proibição de dizer o nome de um ídolo.
Os judeus são conhecidos como o povo escolhido de Deus. Isso não significa que devem ser considerados um grupo superior a qualquer outro. Versículos bíblicos como Êxodo 19:5 apenas afirmam que Deus escolheu Israel para receber e estudar o Torá, para louvar a Deus, para descansar no Sábado e para celebrar os festivais. Os judeus não foram escolhidos para serem melhores do que os outros; foram escolhidos apenas para receber responsabilidades mais difíceis e punição mais severa se falharem.
Há 613 mandamentos encontrados no livro de Levítico e outros livros que regulam todos os aspectos da vida judaica.
Os Dez Mandamentos, como delineados em Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21, formam um curto resumo da Lei.
O Messias (o ungido de Deus) vai aparecer no futuro e reunir os judeus mais uma vez na terra de Israel. Haverá uma grande ressurreição dos mortos naquele tempo. O Templo de Jerusalém, o qual foi destruído em 70 D.C., vai ser reconstruído.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p