quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ÁQUILA E APOLO - Dois homens que sabiam atrair as pessoas

Postado por: Edson Araújo às 15:47 Comente

Quando Princila e Áquila o ouviram [Apolo], convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus. (Atos 18.26)

Apolo era um cristão judeu de Alexandria. Ele era um orador culto e eloquente que conhecia as Escrituras muito bem. Como afirma Atos 18.25, "Fora instruído no caminho do SENHOR e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus". No entanto, faltava-lhe alguma coisa.

Foi necessario que Priscila e Áquila, dois fabricantes de tenda do Ponto, na Ásia Menor, o explicassem. Eles haviam trabalhado e estudado com Paulo, e eram modelos de cristianismo: amorosos, hospitaleiros e generosos no uso de suas posses. Quando Paulo deixou Cotinto para iniciar uma igreja no lar em Éfeso, Priscila e Áquila o acompanharam (1Co 16:19).

Mais tarde, Priscila e Áquila voltaram a Éfeso, onde ouviram Apolo falar. Eles ficaram impressionados com a sinceridade e as habilidades daquele homem como orador, mas sabiam que faltava algo a ele. Por isso, estabeleceram uma amizade com Apolo e ofereceram  a ele mais discipulado. APolo só sabia a respeito do batismo praticado por João Batista, por isso seus amigos falaram com ele a respeito do grande batismo do Espírito Santo, que Jesus estava derramando sobre os cristãos.

O ensino oferecido por Priscila e Áquila foi completo, pois quando Apolo cruszou o canal com destino a Corinto,ele demonstrou ser um grande líder. Ele "refutava vigorosamente os judeus em debate público", explicando que Jesus era o Messias pelo qual estavam procurando (Atos 18.28).

Ele era um orador tão bom que alguns cristãos preferiam segui-lo, ao invés de Paulo (1Co 1.12;3.6). O apóstolo dizia que qualquer das duas escolhas era erradas, pois ambos eram apenas servos. "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer", afirmou Paulo (1Co 3.6). Apolo também se recusava a incentivar as divisões. Ele deixou Corinto e foi para Éfeso, onde permaneceu. 

Em Lucas 16.9, Jesus nos diz que devemos usar "a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos". Áquila e Priscila fizeram isso com Apolo. Com seu carinho, sua hospitalidade e sua amizade, eles conseguiram promover o crescimento espiritual daquele homem.

...PRISCILA E ÁQUILA AJUDARAM APOLO A SE DESENVOLVER.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p