terça-feira, 19 de abril de 2011

O princípio da autoridade

Postado por: Unknown às 08:36 Comente

Estudo bíblico do Pr. Eurico C. G. da Costa sobre: O princípio da autoridade.
O princípio da autoridade
É necessário deixar claro que não existe autoridade maior ou igual a de Deus. Tudo e todos estão debaixo de Seu domínio. Após a ressurreição Jesus aparece aos Seus discípulos e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28.18). Ele deve ser reconhecido entre todos os povos, linguas e nações não somente como o Salvador, mas como o Senhor Todo-poderoso que possui toda autoridade no universo. Jesus é o Senhor sobre toda terra, em Seu manto esta gravado a marca da Sua plena autoridade sobre todos. “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Apocalipse 19.16). Como é bom servirmos a um Deus Onipotente.
O princípio da autoridade é melhor compreendido quando aprendemos que toda a autoridade nomeada na terra foi estabelecida por Deus. “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.” (Salmo 103.19). Como criador e sustentador do universo Deus reserva para Si o direito exclusivo da primazia de toda e qualquer autoridade. Deus sustenta todas as coisas pela palavra de Seu poder (Hebreus 1.3). Isto significa dizer que tudo está no Seu controle. Deus é, portanto, a fonte de toda autoridade, sendo Ele próprio a essência da mesma. Deus não requisitou autoridade Ele é autoridade.
Autoridade para Governar
Muitos acham que a autoridade tem apenas uma função, mandar, mas, estudando este princípio, iremos aprender que esta é apenas parte da verdade. Ao formar o universo Deus compartilhou com os homens alguns aspectos de Seus atributos. Entre essas qualidades esta a do direito de governar. O homem feito a Sua imagem e semelhança adquiriu, ainda no jardim do Édem, a responsabilidade de dominar toda a criação. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1. 26). Deus como fonte de toda autoridade concedeu aos homens autoridade para governar.
Mesmo com o advento do pecado no mundo o princípio da autoridade para governar não foi quebrado, antes ainda mais detalhado. O mundo agora passa a possuir níveis de autoridades. Deus disse a mulher: “o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.” (Gênesis 3.16). Deus delegou autoridades para que mediante elas Seus propósitos fossem conhecidos em toda terra. Do trono da glória o Senhor rege Sua criação por intermédio de Suas autoridades constituídas. Iremos estudar mais adiante o princípio das autoridades instituídas.
Submeter-se a uma autoridade é se submeter a Deus. “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Romanos 13.1,2). Toda autoridade legalmente constituída tem como fonte a pessoa do próprio Deus. Qualquer autoridade não pode ser vista de forma natural, mas espiritual, pois foi o próprio Deus que ali a constituiu.
Autoridade para Servir
Muito embora a palavra autoridade, do grego “ecsusia”, signifique “direito de mandar”, ela é melhor aplicada como a responsabilidade de servir. Quem foi revestido de autoridade deve andar sujeito ao princípio dos 4 “S”: “Submisso aos Superiores e Servo dos Subordinados”. Deus não constitui autoridade simplesmente para que ela mande, mas principalmente para que ela sirva e obedeça. O líder não deve se achar o maioral, mas um servo que assumiu a responsabilidade dada por Deus para liderar. Antes de sermos líderes devemos ser servos, pois senão, o ministério ficará sujeito ao fracasso.
Mesmo Jesus subsistindo em forma de Deus mediante a obediência foi exaltado sobremaneira, Sua humilhação na cruz o elevou a máxima autoridade. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.5-11).
Jesus como exemplo de autoridade a ser seguido declarou certa fez a Seus discípulos que contendiam sobre quem era o maior: “E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.” (Lucas 22.24-26). Mesmo Jesus sendo a maior autoridae no universo Ele disse que não veio ao mundo para ser servido, mas para servir (Mateus 20.28). Que bom seria que nossos líderes, em todas as esferas de liderança, tivessem um coração humilde igual ao de Jesus
Este é o tempo de líderes servos que se comprometam com o Reino. Deus como fonte de toda autoridade delegou homens e mulheres especiais para governar e servir representando-o em todo mundo.
Pr. Eurico C. G. da Costa
Fonte: Faz Chover

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p