terça-feira, 30 de agosto de 2011

Há fogo no coração

Postado por: Unknown às 12:09 Comente



Estudo Bíblico sobre: "Há fogo no coração"
Há fogo no coração
Lucas 24.13-35
“Não nos ardia o coração…” (v 32)
No mês de agosto teremos como tema geral das nossas mensagens: Jesus está aqui! Na primeira terça-feira (02/08) falamos sobre “Há bênção na família”, dando prosseguimento vamos falar sobre o tema “Há fogo no coração”.
O texto de Lucas nos ajuda entender como Jesus intervém na caminhada de dois dos seus seguidores, após ter ressuscitado, causando uma revolução em seus corações, transformando toda tristeza (v 17) numa alegria para testemunhar (v 35).
Ao saírem de Jerusalém seus discípulos levavam em seus corações um sentimento de derrota, desânimo, uma tristeza profunda, cabisbaixos caminhavam enfraquecidos na fé e na esperança (v 21). Não conseguiam entender o que havia acontecido por mais que o Mestre tivesse ensinado. Agora, aos seus olhos, Jesus morrera, era o fim de tudo, toda expectativa acabara num túmulo.
Prosseguindo em sua caminhada rumo a Emaús receberam a companhia de uma terceira pessoa que, mal sabiam eles, era de quem falavam. Jesus mais uma vez mostra sua disposição de estar com os seus, pois não queria que nem um deles se perdesse. Então, era a hora certa de reconduzi-los ao caminho da fé.
A metodologia usada pelo Mestre foi exortá-los através da palavra (vv 25-27). Devemos citar que essa palavra é viva, poderosa, eficaz (Hebreus 4.12), acertou o alvo e prosperou para o que foi designada.
Ao chegarem a Emaús (v 29) sentiram o bem que esse companheiro de viagem promovera em seus corações e insistiram para que ficasse com eles mesmo sem identificarem que era Jesus. Estavam passando por um momento difícil na vida e encontraram consolo na companhia e nas palavras ainda que exortativa e de alguém que estava confiante em sua missão. A mesa (v 30) foi o lugar escolhido por Jesus para se revelar a eles, pois afinal de contas Cristo sempre investiu numa boa comunhão, era o kairós de Deus para acender a paixão, fazer arder novamente o coração de pessoas tão preciosas.
Reconheceram Jesus (v 31) que desapareceu aos seus olhos, e se renderam confessando a transformação sofrida em seus corações quando esse queimava pelas palavras recebidas do filho de Deus: “Porventura, não nos ardia o coração…?” (v 32).
Ao retornarem para Jerusalém, uma viagem tão curta e rápida (v 33), levavam em suas bagagens uma experiência tão grande e rica que fez de corações tristes e fracos, agora fortes como brasas vivas e ardentes. Voltar para Jerusalém era mais do que retornar a uma cidade, era voltar para a fé, para a esperança, aguardar o restante das promessas e também testemunhar para aquecer o coração dos discípulos (v 35).
Jesus ressuscitou! Aleluia! Ele vive e reina em nossos corações, e assim como ele fez na vida de Cleopas e seu amigo, pode aquecer o nosso coração todos os dias com a sua presença. Jesus está aqui!
Fonte: IPILON

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p