sexta-feira, 1 de abril de 2011

Para Aliança Cristã do Reino Unido, livro de Rob Bell sobre inferno é confuso e obscuro

Postado por: Edson Araújo às 01:10 4 Comentários

Para Aliança Cristã do Reino Unido, livro de Rob Bell sobre inferno é confuso e obscuro
A mais antiga Aliança de Cristãos Evangélicos no mundo opinou sobre a polêmica sobre Rob Bell e seu novo livro a respeito do céu e o inferno.
Convocando para um debate caracterizado pelo respeito, humildade e cortesia, Aliança Evangélica no Reino Unido reconheceu a “brilhante comunicação,” destreza e paixão de Bell em tornar o amor de Deus conhecido.
Mas o que Bell apresenta em Love Wins: A Book About Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived” (O Amor Vence: Um livro Sobre Céu, Inferno, e o Destino de Cada Pessoa que já Viveu) é confuso e obscuro, disse a aliança.
“Eu posso ver agora porque as pessoas estão se perguntando se Rob Bell é um universalista (todos serão salvos no final) ou não, porque não está claro,” Derek Tidball, membro da Diretoria e do Conselho da Aliança, disse em sua resenha na terça-feira. “A brillante comunicação, por vezes fica pelo caminho.”
“O livro contém uma saraivada de perguntas rápidas, mas não é tão bom em dar respostas, pelo menos não às claras.”
Em Love Wins, que é o número 2 da lista de mais vendidos da The New York Times e provocou um amplo debate antes mesmo do seu lançamento este mês, Bell levanta inúmeras questões sobre Jesus, salvação e vida eterna que muitas pessoas provavelmente têm.
“Se há somente uns poucos selecionados para ir para o céu… como é que uma pessoa se torna um dos poucos?” Bell, pastor da Igreja Mars Hill Bible Church em Grand Rapids, Michigan, perguntou.
“O que te salva é o que você diz ou o que você é?… ou quem nós perdoamos, ou se fazemos a vontade de Deus, ou se ‘continuamos firmes’ ou não?”
Conforme observou a Aliança Evangélica, Bell não declara “dogmaticamente,” que todos serão salvos no final.
Mas ele deixa a questão em aberto: Todos serão salvos, ou alguns vão perecer longe de Deus por causa de suas escolhas? … “Não precisamos resolvê-los ou respondê-las, porque não podemos, e assim simplesmente as respeitamos.”
O autor popular também coloca em dúvida a compreensão cristã tradicional do inferno e do destino dos não cristãos, apontou a aliança.
E “Bell parece adotar uma visão mais parecida com a “teologia da esperança” que está otimista de que Deus acabará salvando a grande maioria das pessoas, até mesmo, talvez, todas as pessoas.”
No livro, Bell chama a dominante história cristã de que apenas poucos Cristãos serão chamados para o céu, enquanto o resto passa para sempre em castigo no inferno “mal orientado e tóxico.” Ele critica as Igrejas que pregam singularmente que aqueles que não acreditam em Jesus vão para o inferno e questiona a crença de que a salvação vem apenas através da confissão, arrependimento e aceitação a Jesus.
Historicamente falando, a Aliança Evangélica observou que este tipo de debate teológico não é novo. O que está trazendo isso de volta aos holofotes, porém, é o perfil pessoal de Bell – como orador popular e já autor de livros best-seller de como Velvet Elvis e Deus e Sexo
Love Wins contém a verdade, reconheceu Tidball.
“é verdade que” o amor indestrutível de Deus é um desdobramento da realidade, dinâmica e que estamos todos “infinitamente sendo convidados a confiar, aceitar, acreditar, adotar e experimentá-la,’” Tidball afirmou, citando o livro de Bell.
“Muito do que ele diz sobre a cruz é direto da Bíblia. Sua crítica de alguns evangélicos por seus julgamentos superficiais e equivocados é verdade. Ele está certo: o ensino bíblico sobre o céu e ‘a idade para vir’ é deturpada, se tudo que isso faz é incentivar alguns a se vangloriar: ‘Eu tenho uma passagem para o céu.’ A Bíblia apresenta a obra de Cristo, bem mais ampla do que a salvação de uns poucos indivíduos. Trata-se da restauração e renovação de uma criação caída. A vida eterna não começa “quando morremos, mas é sobre uma qualidade de vida vivida agora.” Amém a isso.
Mas, Tidball acrescentou, o livro apresenta apenas metade da verdade.
E isso é “perturbador para aqueles que acreditam na outra metade da verdade,” disse ele.
“Seu ensinamento sobre o inferno maqueia algumas questões difíceis enquanto lança um monte de perguntas de sua autoria. A ira de Deus e Sua santidade, é tocada muito inadequadamente e insubstancialmente,” destacou. “Ele diz que a entendimento do sacrifício da cruz pertence a um mundo de cultura primitiva o qual não habitamos mais, então ele evita um entendimento fundamental da cruz.”
Tidball, ex-diretor da London School of Theology, chamou os escritos de Bell de “teologia light (teologia leve)” e “muito pós-moderna,” com grande parte do livro recheado de “histórias comoventes e uma lista sempre crescente de questões” que poderiam “atordoar” os ouvintes.
“é um livro que eu quero dizer ‘Sim, mas…,’” concluiu ele.
Ainda assim, Tidball não parou de elogiar a paixão de Bell – algo que os outros Cristãos deveriam tomar para si.
“Aqueles que desejam criticar este livro precisam ganhar o direito de fazê-lo por ser tão apaixonados em partilhar o amor de Cristo como Bell é,” disse ele.
A Aliança Evangélica foi fundada em 1846 e serve os Cristãos evangélicos no Reino Unido. Sobre a natureza do inferno, a aliança rejeita explicitamente o universalismo e acha que os argumentos sobre o arrependimento e segunda chance, não convencem.
A aliança está aberta à “esperança” para aqueles que nunca ouviram o evangelho, as crianças que morrem na infância (incluindo os nascituros), e aqueles cuja incapacidade mental torna a profissão de fé em Cristo impossível. Mas “é insistente que as afirmações absolutistas de que estas e outras categorias de pessoas que não professam a fé serão salvas correndo o risco de ser pelo menos tão arrogante como as afirmações absolutistas que estão condenando. O destino destas pessoas é determinação de Deus, e é determinado unicamente pela sua graça.”

4 Irmãos comentaram ;)

REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
Urge difundirmos na terra a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

(MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
(GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

(EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

Outro exemplo:

(JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

(JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

(Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
(MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
(AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
(LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
(JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p