terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O triunfo na tribulação – parte I

Postado por: Unknown às 19:30 Comente


E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.Apocalipse 21:4

O triunfo na tribulação – parte I

Cantar e adorar a Deus na abundância, na prosperidade, na alegria é muito fácil, não é mesmo? Mas, na hora da dor, angústia, tristeza, medo ou tribulação? É difícil? Sim, MAS, É NECESSÁRIO!
A maioria dos Salmos fora escrita nas horas mais difíceis da vida do salmista. Nenhum deles, porém fora concluído com derrota, mas com louvor e adoração. Foram horas de angústia e dor. Momentos de tribulação.
O Salmista diz no capítulo 23 que ainda que ele andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria nenhum mal, pois o SENHOR estaria com ele, com o cajado e um bordão para consolar.
Se não fossem as tribulações da vida, muitos salmos não seriam escritos e teríamos quase nada a aprender nessas horas tão difíceis. Mesmo apreciando com fé os demais livros da Bíblia, os Salmos nos são um presente divino e maravilhoso para o conforto de nossas almas.
Todos nós precisamos passar por momentos de provas e tribulações, mas nem todos ainda estamos treinados para continuar a servir a Deus nessas horas.
Se, no exato momento da leitura desse pequeno texto você está em momento de absoluta tensão por causa de alguma área de sua vida como no seu trabalho; área sentimental; ministerial ou familiar; digo a você, nessa hora: NÃO TEMAS! O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ VENDO TUDO ISSO E VAI TE DAR O LIVRAMENTO COMO ELE DEU A DANIEL!
Se você estiver sendo perseguido, dê glória a Deus! Se estiver sendo humilhado ou desprezado, dê glória a Deus de novo! Se estiverem zombando de sua fé, dê glória a Deus mais uma vez!
Nesse momento atribulado só há um comportamento que você não deverá deixar tomar conta de sua vida: a covardia, pois a desistência sem luta é covardia! Isso não alegra o coração do nosso Deus forte e poderoso nas batalhas! Valente e invencível Ele é!
Lute, relute, resista, guerreia, mas não se entregue, não desanime! NÃO TEMAS A TRIBULAÇÃO! Faça como fez o salmista. Não temas! Louve e adore!

“O justo não teme as más notícias’ (Sl. 112:7)
Como escrevo estudos semanalmente, costumo receber emails com pedidos de esclarecimentos de algum texto bíblico ou com algumas críticas relacionadas ao artigo, etc. Mas, infelizmente, o que mais ouço são testemunhos de pessoas desistidas por causa de alguns problemas, as quais, às vezes, solicitam um conselho, uma orientação ou uma palavra de compreensão para ajudar a combater aquele momento de angústia pelas quais elas estão passando.
Antes de tentar ajudar com alguma palavra rhema de Deus, ao fazer algumas perguntinhas básicas como, “se já houve alguma meditação nos livros de salmos?” ou se a pessoa já falou da tribulação com o seu pastor, por exemplo, sou levado a ouvir quase sempre a mesma coisa. A maioria afirma que nesse momento de aflição, angústia e dor não resistiram e fugiram da luta! Que, ficaram muito abaladas e não conseguiram ter a firmeza de combater as suas guerras dando-se por vencidas, desistidas, fracassadas ou até derrotadas. O que mais choca é saber que muitas vezes essa desistência é motivada pelos próprios amigos, irmãos ou líderes de suas congregações.
O segredo na hora da angústia é louvar, louvar e adorar. Continue, SIM, celebrando, dançando, adorando, orando, chorando, congregando, trabalhando, buscando, mas NÃO PARE DE LUTAR PELO SEU LIVRAMENTO! Tudo o que o nosso inimigo almeja é isso. Quanto menos adoradores na terra, melhor! Mas, nós não lhe daremos esse crédito, certo? Ninguém pode ser proibido de louvar e adorar! A vitória logo vem! Ela é certa! Temos que apenas crer! Nenhum inimigo resistirá a nossa fé!
Como está escrito: “sujeitai-vos, portanto a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós!! (Tiago 4:7)
Guerra é guerra! A gente só ganha uma guerra espiritual se combatê-la com as armas eficientes como a oração, leitura e meditação na Palavra de Deus e uma vida de louvor e adoração. Você tem livre acesso a essas armas! Coragem! Revista-se e lute!
Sem luta não há triunfo!

Crescimento Espiritual
A gente só cresce e amadurece muito mais na hora da tribulação! Podemos aprender com a fidelidade de Jó ou com as viagens missionárias de Paulo. Contudo, gostaria de destacar no estudo de hoje, a coragem e fidelidade de Daniel, um dos personagens mais admiráveis do Velho Testamento.
Ainda muito jovem Daniel fora arrancado violentamente de sua família por ordem do rei de Babilônia. As famílias de Israel consagravam seus filhos ao SENHOR e os preparavam para servir somente a Ele. Certamente que os pais de Daniel se preocuparam com isso, pois há de se perceber que os delicados cuidados com a saúde física, emocional e espiritual do jovem rapaz foi o que logo chamou a atenção do rei Nabucodonosor.
Logo em seguida, a nova tribulação de Daniel foi ter que negar aos banquetes do rei. Uau! Quanta coragem! O preparo espiritual que seus pais o haviam dado fora exatamente esse: não participar de mesas e comidas estranhas.
Daniel não era um rebelde! Era, sim, um jovem de determinada fé ao Único Deus que sua família adorava e servia. Nisso ele confiava! Mas, muitas vezes nós, os cristãos desse século, confiamos mais em outros banquetes que são oferecidos a nós em vez de lutar pela comida do céu! Afinal, os ricos banquetes do mundo não oferecem tribulações. Na mesa dos ímpios há muita aceitação, não há críticas, nem proibições, só elogios. Porém, é tudo vaidade e ilusão. Sem Cristo é como correr atrás do vento como diz o Pregador.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
(Salmos 1:1)

Daniel não temia mesmo! Sabia que era momento de tribulações, mas aguardou com firmeza pelo livramento do SENHOR! Ora, ora, tão logo o mesmo escapara de uma tribulação, lá vai ele novamente para mais uma dura prova de fé… A fornalha de fogo foi para Daniel e seus amigos uma tribulação de morte que Daniel confiou ao SENHOR o querer livrá-los!
É verdade que a cada prova, ele crescia mais! Vamos recordar: o sonho do rei, a fornalha de fogo e a cova dos leões, uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. Daniel não só crescia em fé, mas era promovido em seu trabalho no palácio do rei.
Mas, houve um dia que conspiraram contra a fé de Daniel e o lançaram numa cova cheia de leões ferozes ao ponto para devorá-lo em questão de segundos. A estratégia de seus inimigos era mesmo a de apagar o legado daquele jovem. Ele foi assediado espiritualmente.
Não poderia orar a Deus. Seus críticos desejavam impedir o louvor e a adoração de Daniel. O assédio é uma prisão coercitiva fomentada pela sede obsessiva do manipulador na destruição total das ações ou projetos de ação de um líder reino ou nação. Foi o que as autoridades de Nabucodonosor tentaram aplicar contra Daniel… Porém quanto mais Daniel enfrentava as turbulências da vida, mais ele crescia determinado em fé, graça e conhecimento vindos de Deus!
Em meio às tribulações, Daniel foi agraciado sobrenaturalmente com o livramento diante das mais temidas feras silvestres de seu tempo. Foi também diante das tribulações que ele foi constituído governador de toda a Babilônia. Na tribulação, se firmes com Deus, ele nos exalta em todas as áreas de nossa vida!
A alegria no SENHOR é a nossa força! Você já viu alguém jubilando de alegria num velório ou num enterro? Ninguém se alegra num cemitério! Mas, a alegria é expressa numa celebração, numa festa de júbilo e alegria ao nosso Deus! No meio das tribulações também existe bênçãos!!
Toda conquista deve ser muito bem comemorada! Cante alegremente ò filha de Sião, rejubila ó Israel!
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.Apocalipse 7:17
Continua na próxima semana…
Até lá!

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p