quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bóson de Higgs: saiba porque ela é chamada de “Partícula de Deus”

Postado por: Unknown às 13:05 Comente


Descoberta pode explicar origem da matéria na física teórica

Bóson de Higgs: saiba porque ela é chamada de “Partícula de Deus”
A CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear — deve anunciar nesta quarta-feira (4), com 99,99% de certeza, que foram encontradas evidências sobre a existência do Bóson de Higgs, também conhecido como “Partícula de Deus”.
Segundo o “modelo-padrão”, a teoria da estrutura fundamental da matéria, elaborada nos anos 60, que descreve todas as partículas e forças do universo, o bóson de Higgs é considerado a partícula que proporciona sua massa a todas as demais.
A partícula teria surgido logo após o Big Bang e teria dado origem a toda matéria existente no universo. A teoria ainda não tinha sido comprovada. Mas agora aparentemente os físicos conseguiram mostrar a existência do Bóson.

Ele é chamado “Partícula de Deus” por causa do título do livro o Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman. O autor teria dado ao livro o nome “The Goddamn Particle” (em português, a partícula maldita), por causa da dificuldade em encontrá-la por meio de experimentos. O título foi, depois, cortado para “A Partícula de Deus” por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra “maldita” fosse ofensiva.
Modelo Padrão
O Modelo Padrão descreve todas as partículas fundamentais que compõe a matéria, assim como suas forças, segundo o Tecmundo. Essas partículas teóricas até agora puderam ter sua existência comprovada por meio de experimentos em equipamentos.
Estes testes já comprovaram a existência de quarks e neutrinos, o que confirmou que o modelo estava correto. A última delas seria o Bóson de Higgs, que demorou tanto tempo para ser detectado devido à energia necessária para reproduzir um em laboratório.
O bóson de Higgs leva esse nome pois foi descoberto, por dedução, pelo físico britânico Peter Higgs, que requereu a existência da partícula.
“A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs. Estes choques freiam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa”, explica o físico e filósofo Etienne Klein, segundo a AFP.
O campo de Higgs seria como uma espécie de cola em meio à qual as partículas se encontram unidas, o que seria percebido como massa.
Caso seja realmente confirmada a existência do Bóson de Higgs amanhã, os físicos poderão se preocupar em conseguir explicar algumas questões como força da gravidade, o tempo, a matéria escura e a antimatéria.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p