sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vaticano surpreende ao fazer conferência sobre tatuagens

Postado por: Edson Araújo às 14:50 Comente


Hábito milenar de marcar o corpo é tema de conferências em Universidade do Vaticano

Vaticano surpreende ao fazer conferência sobre tatuagens
As múmias tatuadas do Egito antigo, cruzados que marcaram suas testas com cruzes e guerreiros Maori da Nova Zelândia foram assunto em uma conferência “incomum” realizada em uma universidade do Vaticano. O tema era o papel da tatuagem na formação da identidade.
“Soba a pela: identidade, símbolos e história de marcas permanente no corpo ” foi o título dado ao evento promovido por  uma associação cristã de artes e Mordechai Lewy,  embaixador de Israel junto à Santa Sé. Trata-se de um especialista improvável, considerando-se a secular proibição do judaísmo da tatuagem e o papel doloroso que os números tatuados tiveram durante o Holocausto.
O embaixador reconheceu o paradoxo, dizendo que a memória viva dos “números azuis da morte” aumentou muito a aversão judaica à tatuagem, algo que muitos rabinos ortodoxos proíbem porque altera o corpo humano, maculando a criação divina.
Lewy é um especialista respeitado nesta área e um crítico feroz do que ele chama da “comercialização” existente hoje de um aspecto importante da cultura, que se estende de Jerusalém até o Japão.
Tatuagens “podem simbolizar uma posição social, identificar afiliação étnica, indicar uma experiência de peregrinação religiosa ou um rito de passagem”, disse ele na conferência desta semana. “Também podem ser um sinal de rebelião ou diversidade”.
A conferência foi realizada na Pontifícia Universidade do Vaticano Urbaniana, ao lado da Praça de São Pedro. Entrará para a história pelo seu pioneirismo e os participantes se admiraram que o estudo da tatuagem é um campo relativamente novo de pesquisa acadêmica séria.
“Eu estava amedrontado”, disse Jane Caplan, historiador da Universidade de Oxford, que escreveu uma antologia sobre as tatuagens na história dos EUA e da Europa. “Parecia tão improvável”, organizar uma conferência sobre esse tema no Vaticano.
As apresentações abriram os olhos dos conferencistas sobre o amplo uso da tatuagem na história humana. Luc Renaut, da Universidade de Poitiers, falou sobre as tatuagens das múmias desenterradas no Egito. Elas provavelmente foram esposas de líderes importantes ou altos funcionários, que as usavam como sinal de prestígio.
Os soldados das Cruzadas no século 11 tatuavam cruzes em suas testas ou ombros antes de ir para a batalha para mostrar o apoio divino à sua missão. Ainda hoje, muitos jogadores do time de rugby da Nova Zelândia exibem as tatuagens tradicionais dos povos indígenas Maori, disse Sean Mallon, curador sênior do Museu da Nova Zelândia. “É uma forma concreta de expressar o passado”, disse ele.
“Há um monte de gente tatuada aqui”, sussurrou ele, apontando para os participantes da conferência e admitindo que a maioria as escondiam sob a roupa. Oficialmente, não há uma proibição do Vaticano em relação a tatuagens.
O embaixador Lewy  começou a se interessar pela história da tatuagem quando vivia na Suécia e leu registos das viagens de  suecos que foram para a Terra Santa no século 17.
Ele conta que a maioria voltava com tatuagens que tinham feito em Jerusalém como uma marca das suas peregrinações. Ele mostrou imagens de santos eram temas comuns das tatuagens de então.
O tatuador traçava as linhas do desenho com uma agulha, picava a pele para extrair o sangue e colocava uma tinta sobre a ferida, para que a pigmentação se infiltrasse nos cortes, deixando uma marca permanente.
Traduzido e adaptado por Gospel Prime de Washington Post

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p