quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Onde voce passará a eternidade?

Postado por: Edson Araújo às 14:40 2 Comentários

Estudo Bíblico sobre: "Onde voce passará a eternidade?"
Onde voce passará a eternidade?
INTRODUÇÃO
• O que é a eternidade? Um menino perguntou ao seu pai, brincando na praia: “Pai, o que é eternidade?” Ele respondeu: quando você terminar de esvaziar o oceano com o seu balde terá passado um pouco da eternidade.
• O assunto é um daqueles que o mais sábio dos homens pode apenas arranha-lo. Não temos olhos para vê-lo completamente nem mente para compreendê-lo, mas mesmo assim, não devemos desconsiderá-lo. Haverá um dia em que as estrelas cairão do firmamento, o sol não dará mais sua claridade e a lua converter-se-á em sangue. Haverá um dia em que os céus se precipitarão em estrepitoso estrondo, mas a eternidade se estenderá para sempre.
• Há alturas e profundidade sobre a eternidade que um homem mortal jamais pode compreender, mas Deus tem falado sobre esse assunto e não temos o direito de ignorá-lo.
• Este assunto não pode ser considerado sem termos a Escritura nas mãos. Vejamos o que ela nos diz?

I. NÓS VIVEMOS NUM MUNDO ONDE TODAS AS COISAS SÃO TEMPORAIS E ESTÃO MORRENDO

- Um homem deve ser muito cego para não perceber isso. Todas as coisas ao nosso redor estão morrendo e caminhando para o seu fim. A matéria não é eterna. Tudo o que é criado está sujeito à morte. Tudo sobre nós está morrendo, exceto nossa alma. Nós estamos indo para a eternidade. Nossa vida é como um sopro, uma flor que logo murcha e seca, como um corredor veloz como um breve pensamento. Tudo passa rapidamente e nós voamos.

1. A beleza é temporária - Sara era uma mulher bonita e desejada aos 60 anos de idade na corte do Egito, mesmo assim chegou o dia em que Abraão, seu marido, precisou comprar um campo para sepultá-la (Gn 23.4).

2. A força do corpo é temporária – Davi foi um pastor e um guerreiro forte. Ele matou um leão, um urso e venceu um gigante e fez tombar diante da sua valente exércitos inimigos. Mas um dia ficou velho e precisou ser cuidado no leito da morte como uma criança.

3. A sabedoria e o poder do cérebro também são temporários – Salomão era um prodígio em conhecimento e sabedoria. Ele dominava todo o conhecimento da sua época. Mas no fim de seus dias, tornou-se tolo e permitiu que suas mulheres inclinassem seu coração para outros deuses (1 Rs 11.2).

- Humilhantes e dolorosas como essas verdades podem soar, mas precisamos considerá-las. A casa onde vivemos, o lar que amamos, as riquezas que acumulamos, a profissão que abraçamos, os planos que formulamos, as relações que mantemos são somente por um breve tempo “O que vemos e temporal” (2 Co 4..17).
- Cuidado com o que você está fazendo. Considere as coisas à luz da eternidade antes que seja tarde demais. AS coisas com que você lida agora são todas temporais: o prazer, os investimentos, a recreação, o lucro, os cuidados terrenos que absorvem toda a sua atenção, que dominam sua mente e assaltam a sua alma de preocupação são coisas passageiras que em breve vão deixar de existir. OH! Não ponha o seu coração nelas. Não se agarre as elas tão intensamente. Não faça delas um ídolo. Você não pode conservá-las para sempre nem leva-las consigo quando partir deste mundo. Você entrou nu e sairá nu deste mundo. Você não pode levar seu dinheiro, sua casa, seu carro, suas jóias. Não há caminhão de mudança em funeral. Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Busque as coisas lá do alto, pois o mundo e os seus desejos passam.
- O mesmo pensamento deve alegrar a sua alma: suas tribulações e angústias também são temporárias. Em breve elas irão terminar. E mesmo agora, elas trabalham para o seu bem. “A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória”. Receba-as pacientemente, suporte-as confiadamente. Olha para cima. A sua redenção se aproxima. Em breve o Senhor enxugará dos seus olhos toda lágrima. Em breve a dor não mais existirá. Há um descanso para o povo de Deus. Há bálsamo em Gileade. Em breve a cruz será trocada pela coroa e você irá se assentar com Abraão, Isaque e Jacó no Reino de Deus.
II. NÓS ESTAMOS TODOS NOS MOVENDO PARA UM MUNDO ONDE TUDO É ETERNO

- As coisas que não vemos, que estão além da sepultura são eternas. Tanto a bem-aventurança dos salvos quanto a condenação dos ímpios é eterna. Na eternidade não haverá mudança de status. Na eternidade não haverá fim, mudança, nem alteração, nem aniquilação. O que está além da sepultura é eterno. Quando a última trombeta tocar e os mortos se levantarem da sepultura, todos enfrentarão a eternidade.

- Nós não podemos alcançar isso plenamente. O contraste entre o agora e o eterno, entre este mundo e o próximo é tão grande que a mente mais brilhante não pode explaná-lo. Como nós vivemos aqui no mundo traz conseqüência no próximo, portanto, consideremos as coisas que não se vêem.
1. Fixemos na verdade de que a futura felicidade daqueles que são salvos é eterna – Essa felicidade é como um festa de casamento que nunca vai acabar. E uma felicidade que jamais ficará velha, jamais vai murchar, jamais vai morrer. Deus irá encher-nos com sua alegria, pois na presença de Deus há plenitude de alegria (Sl 16.11).
- Quando chegarmos ao paraíso, de lá jamais seremos expulsos. A nossa herança será imarcescível, incorruptível e cheia de glória. Então receberemos a coroa da vitória. Então nossa luta terá chegado ao fim, a dor, o luto e as lágrimas jamais existirão. Jamais sentiremos fome ou sede. Jamais teremos cansaço ou seremos assolados pela doença. Não haverá mais despedida nem relacionamentos quebrados. Faremos parte da gloriosa família onde jamais haverá contenda, jamais haverá qualquer maldição. Estaremos na Casa do Pai, no Paraíso, no céu, no lar que Jesus foi nos preparar. Lá não haverá noite. Lá conheceremos como somos conhecidos. Lá estaremos para sempre com o Senhor. Não é de se surpreender que Paulo tenha dito: “Consolai-vos uns aos outros com essas palavras” (1 Ts 4.18).
2. Fixemos em nossa mente também que a futura miséria dos perdidos é igualmente eterna – Essa é uma terrível verdade que está claramente expressa na Escritura, por isso não posso omiti-la. Se a bem-aventurança do salvo é eterna, também o é, a condenação dos ímpios.
- Ninguém falou tanto das penalidades eternas como JESUS. Foi ele quem falou sobre o fogo que não se apaga e do bicho que jamais deixa de roer. Foi ele quem disse que os justos vão para a vida eterna e os ímpios para a condenação eterna.
- O apóstolo PAULO falou sobre a eterna destruição dos ímpios (2 Ts 1.9). O apóstolo JOÃO falou sobre a eterna destruição dos ímpios (Ap 16.7; 21.8).
- A antiga serpente continua destilando seu veneno, dizendo aos homens: certamente você não vai morrer |(Gn 3.4). O diabo ainda continua usando suas velhas armas, tentando iludir os homens, dizendo-lhes que eles não vão morrer, que eles não terão que enfrentar o juízo de Deus, que depois da morte eles serão aniquilados, que poderão sair do suposto purgatório para o céu ou que vão se reencarnar. Mas a bíblia diz que aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9.27). O diabo ainda diz na boca dos liberais que ao fim todos os homens serão salvos e que todos irão para o céu. OH! Fuja dessas antigas mentiras do diabo. Apegue-se à verdade de Deus. Fuja da ira vindoura. Volte-se para Deus enquanto é tempo. Busque-o enquanto está perto.
- Deixe-me exortar você quanto a esses pontos:
1. Sejamos fiéis a Deus por causa das verdades reveladas no cristianismo -Qual foi o propósito para o qual o Filho de Deus se encarnou, agonizou no getsêmani e morreu numa rude cruz para fazer expiação se os homens podem ser salvos sem crer nele? Onde está a prova que uma pessoa pode ser salva depois de morto? Onde está a necessidade do ministério do Espírito Santo se o pecador pode entrar no céu sem conversão e sem um coração regenerado? SE um homem sem a fé em Cristo e santificação do Espírito pode escapar da condenação eterna, então o pecado não é um mal tão grave e não haveria necessidade de expiação.

2. Sejamos fiéis por causa da santidade e moralidade – Não h á nada que agrade a nossa carne mais do que a teoria de que nós podemos vier no pecado e ainda escapar da condenação eterna; que podemos viver e morrer no pecado que ainda iremos para o céu. Porque deveria eu negar-me a mim mesmo, tomar a minha cruz se posso entrar no céu sem arrependimento?

3. Sejamos fiéis por causa da esperança comum de todos os santos – Não podemos falar de bem-aventurança eterna se negamos o tormento eterno. Essas duas verdades caminham lado a lado. Se cremos na Bíblia não podemos negar nenhuma nem outra. E mais fácil falar somente do amor de Deus, mas e quanto a sua ira, sua justiça e sua santidade?
III. NOSSO FUTURO ESTADO NO MUNDO INVISÍVEL DA ETERNIDADE DEPENDE INTEIRAMENTE DO QUE NÓS SOMOS NO PRESENTE

- A vida que vivemos sobre a terra em breve chegará ao fim (Sl 90.9). Somos como uma névoa, como um breve pensamento. Mas a vida que está diante de nós, quando sairmos deste mundo, é eterna. E como um mar sem fundo e como um oceano sem praia. Para o Senhor mil anos são como um dia. Naquele mundo não haverá mais tempo. Mas apenas da vida curta e da eternidade sem fim lá, a vida que vivemos aqui definirá a eternidade. Não há nada que você possa fazer para mudar o seu destino depois da morte. Hoje é o dia oportuno. Hoje é o dia da salvação. Ler Romanos 2.6-8.

- Estamos aqui como num estado de probaçao. Estamos semeando sementes que vão crescer e amadurecer. Há conseqüências eternas resultantes de todas as nossas palavras, ações e pensamentos. Nossos pensamentos são contados, nossas palavras pesadas, nossas obras julgadas. Seremos pesados na balança de Deus. Ele colocará seu prumo sobre nós. Aquilo que o homem semear isso ele ceifará. O que nós vivemos nesta vida, vamos colher depois da morte por toda a eternidade.
- Não há engano mais fatal do que pensar que se pode viver aqui como um ímpio e acordar na ressurreição como um santo. Estar sem Cristo nesta vida e passar a eternidade com ele. A Bíblia é clara: o que nós somos quando morrermos: se convertidos ou inconversos, se crentes ou descrentes, se piedosos ou profanos é isso que seremos quando a última trombeta tocar. Não há arrependimento na sepultura. Não há conversão depois da morte. Agora é o tempo de se voltar para Deus. Agora é o tempo de se reconciliar com Deus. Agora é o tempo de sair do império das trevas para o Reino da luz. A noite em breve virá quando não se pode mais trabalhar. Se você sair desse mundo sem pôr sua confiança em Cristo, descobrirá que melhor lhe fora nunca ter nascido.
- Se hoje você ouvir a sua voz não endureça seu coração. Não adie mais a sua entrega a Cristo. Há um abismo ou um paraíso à sua frente. Para onde você está indo? O caminho para o céu é Jesus. A porta do céu é Jesus. E o inferno, onde fica? Fica no final de uma vida sem Cristo!
- Lembre-se: quando você for tentado a praticar o mal e sua mente for seduzida a pensar: “isso não tem nada a ver”, “todo mundo faz”, olhe para além deste mundo, para o que é invisível. Quando o bispo reformado Hooper estava sendo martirizado na Inglaterra, seu algoz tentou demove-lo, dizendo-lhe: abandone sua fé, preserva sua vida, a vida é doce, mas a morte é amarga. Hooper respondeu: isso é verdade. Mas é mais verdade ainda que a vida eterna é mais doce e a morte eterna é mais amarga.
IV. O SENHOR JESUS É O ÚNICO QUE PODE LHE SALVAR E LHE DAR GARANTIA AQUI E NA ETERNIDADE

- Jesus veio para desfazer as obras do diabo. Ele veio para destruir o seu cativeiro. Veio para triunfar sobre o pecado, o diabo e a morte. Ele veio para trazer luz e imortalidade (2 Tm 1.10). Ele veio para libertar os que vivem com medo da morte (Hb 2.15).

- Jesus comprou-nos, remiu-nos e libertou-nos com seu sangue. Ele se tornou nosso substituto. Ele carregou os nossos pecados em seu corpo. Ele foi moído e traspassado pelas nossas iniqüidades. Ele se fez pecado por nós.
- Tudo o que ele comprou para nós, oferece-nos gratuitamente. Aqueles que se voltam para ele são perdoados. Ele convida agora a você: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas. Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Se alguém tem sede vem a mim e beba. Todo aquele que vem a mim, jamais eu o lançarei fora.
- Aquele que tem Cristo tem a vida. Cristo voltou para o céu. Ele preparou um lugar para nós. Quando você sair deste mundo, há uma cora de vida para você. Então você pode gritar: “Onde está ó morte a tua vitória?”
CONCLUSÃO
1) Como você está usando o seu tempo? – A vida é curta e incerta. Você não conhece o seu amanhã. Projetos, sonhos em como ganhar dinheiro, gastar dinheiro, comer e beber, casar e dar-se em casamento, tudo isso pode acabar para você num piscar de olhos. E você o que tem feito por sua alma imortal? Você está desperdiçando o seu tempo ou usando-o sabiamente/? Você está preparado para encontrar-se com Deus?
2) Onde você estará na eternidade? – A eternidade está vindo, vindo, mui rapidamente sobre você. Você está indo muito rápido para ela. Mas onde você estará? Do lado direito ou esquerdo no tribunal de Deus? Estará você entre os perdidos ou os salvos? Não descanse sua alma enquanto não estiver seguro nos braços de Jesus. Creia nele e você terá a vida eterna!
3) Você deseja ser salvo agora e por toda a eternidade? – Então, renda-se a Cristo. Creia nele. Venha como você está. Busque-o enquanto está perto. A porta do céu está aberta. Há um trono de graça. Hoje ainda não é tarde. Jesus convida você para vir à fonte das águas.
4) Você deseja uma vida bem-aventurada agora e na eternidade? – Então, entregue agora mesmo seu caminho ao Senhor. Agrada-se dele e ele satisfará os desejos do seu coração. Ele tem vida abundante. Ele tem rios de água vida. Ele tem alegria indizível. Ele tem paz que excede todo o entendimento. Ele tem vida eterna. Ele estará sempre ao seu lado. Ele vai segurar você com sua mão direita, guiar você com o seu conselho eterno e depois receber você na glória. Quanto, então, sua casa terrestre se desfizer, você terá uma mansão eterna, no céu!

2 Irmãos comentaram ;)

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p