sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Imoralidade Sexual à luz da Bíblia

Postado por: Unknown às 15:14 Comente

Estudo Bíblico sobre Imoralidade Sexual
“Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” (1 Co 5.9-11)
Segue abaixo alguns links interessantes sobre o presente tema:
“Imoralidade:
[De imoral + -(i)dade.]
S. f.
1. Falta de moralidade; indecência.
2. Prática de maus costumes; desregramento. ” (Dicionário Aurélio)

“Sexual:
(cs). [De sex(i)- + -ual.]
Adj. 2 g.
1. Pertencente ou relativo ao sexo.
2. Referente à cópula (1): ato sexual.
3. Que possui sexo.
4. Que caracteriza o sexo: partes sexuais. (Dicionário Aurélio)

SOBRE A CRIAÇÃO DO SEXO
“A Bíblia não é um ‘guia sexual’, mas com certeza tem muito a nos ensinar nesta área.
À luz da Palavra de Deus, podemos fazer algumas afirmações:

1 – Deus é o criador da sexualidade humana.
Deus ao criar o homem e a mulher, os criou com todos os seus órgãos sexuais (Gn 1.31). Robinson Cavalcanti, no seu livro ‘Libertação e Sexualidade’ afirma: “Deus criou o ser humano com um corpo, indissociado de sua mente e de seu espírito. Para Deus, o corpo humano, obra de suas mãos, é bom. A sexualidade não veio com a Queda (pecado original). Ao contrário, a sexualidade estava nos planos originais de Deus”. 

SOBRE O SEXO ANTES DO CASAMENTO
“Junto a todos os outros tipos de imoralidade sexual, o sexo antes do casamento, ou sexo pré-matrimonial é repetidamente condenado nas Escrituras (Atos 15:20Romanos 1:29I Coríntios 5:1; 6:13,18; 7:2; 10:8; II Coríntios 12:21; Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; I Tessalonicenses 4:3; Judas 1:7). A Bíblia defende e encoraja a abstinência antes do casamento. Sexo antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras formas de imoralidade sexual, porque todos envolvem relações sexuais com alguém com quem você não é casado. Sexo entre marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).” 
 SOBRE OS PECADOS SEXUAIS
 “O sexo é um dom que Deus dá às pessoas casadas para o prazer de ambos. A Bíblia diz em Provérbios 5:18-19 ‘Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.’ [...]
A Bíblia condena o comportamento homossexual. A Bíblia diz em Romanos 1:26-27 “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.”
A Bíblia proíbe o incesto. A Bíblia diz em Levítico 18:6 “Nenhum de vós se chegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.”
A Bíblia proíbe a bestialidade. A Bíblia diz em Levítico 18:23 “Nem te deitarás com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão.”
A Bíblia proíbe relações sexuais com uma prostituta. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:15-17 “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? De modo nenhum. Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. Mas, o que se une ao Senhor é um só espírito com ele.”

 SOBRE A IMORALIDADE SEXUAL NA BÍBLIA
“A expressão mais usada no Novo Testamento na Nova Versão Internacional para enfeixar diferentes deslizes sexuais é “imoralidade sexual” (pornéia, no original grego), também traduzida por relações sexuais ilícitas (ou irregulares), adultério, fornicação, concubinato, prostituição, licenciosidade, infidelidade, imoralidade e impureza. Na versão citada, essa expressão aparece em Mateus (5.32; 19.9), Atos (15.20, 29), Romanos (13.13), 1 Coríntios (6.18), Gálatas (5.19), Efésios (5.3), Colossenses (3.6), 1Tessalonicenses (4.3), 1 Timóteo (1.10) e Apocalipse (2.14, 20-21; 21.8; 22.15).
A prática sexual ilícita, ou imoralidade sexual, é um problema que sempre esteve e estará presente na vida da igreja, em todos os seus níveis (liderança e liderados, clérigos e leigos, pastores e ovelhas).
A grande questão para a nossa reflexão é como a igreja lida com esta realidade. Tenho observado ao longo da história, e em nossos dias, algumas posturas relacionadas ao assunto:
-A IMORALIDADE SEXUAL É TRATADA COM INDIFERENÇA. Algumas lideranças e igrejas preferem ignorar os problemas e desvios sexuais de seus líderes e membros. A imoralidade sexual existe, mas todos fazem de conta que não existe. É uma postura hipócritas.
-A IMORALIDADE SEXUAL É TRATADA COM PARCIALIDADE. Neste caso, geralmente a imoralidade sexual da liderança e de membro$ influente$ é “abafada”. É uma postura injusta.
-A IMORALIDADE SEXUAL É TRATADA COM EXTREMA NATURALIDADE. “O cair é do homem, o levantar é de Deus”, “é assim mesmo, isto é natural”, “não vamos nos preocupar muito com estas coisas”, “a carne é fraca”. Estas frases, em muitos casos, são pronunciadas com irresponsabilidade, na tentativa de justificar e atenuar a gravidade da imoralidade sexual. Em alguns casos, não aplicam nenhuma disciplina amorosa, exemplar e restauradora (Hb 12.5-11). É uma postura irresponsável.
-A IMORALIDADE SEXUAL É TRATADA COM IMPIEDADE. Motivados por um zelo religioso exagerado, muitos punem impiedosamente e excluem definitivamente da comunhão da igreja, aqueles que se envolvem em imoralidade sexual. Pastores e líderes são banidos definitivamente de seus ministérios (há casos em que realmente o retorno ao ministério é impraticável), membros são excluídos e expulsos de suas congregações. É preciso lembrar que o pecado sexual é tão grave, quanto tão digno de perdão como os demais tipos de pecado. É uma postura bruta.
A masturbação, a fornicação (sexo pré-conjugal), o adultério, a prostituição, o homossexualismo, a pedofilia e coisas semelhantes a estas, são práticas presentes em nossas igrejas, que precisam ser tratadas com urgência e prudência.
Muitas destas práticas (principalmente quando se tornam muito constantes) são resultados de traumas na infância, abuso sexual, relações familiares conturbadas, repressões, transtornos psicológicos, instabilidade espiritual e até da influência de demônios.
Há muitos crentes que conscientemente desejam abandonar tais condutas mas, por alguma razão, não conseguem se libertar das mesmas. Em minha prática pastoral, já lidei com as mais diversas situações. Cada caso deve ser analisado e tratado devidamente, visando a restauração moral, emocional, psicológica e espiritual do indivíduo.
A banalização do sexo, a disseminação da pornografia, o relativismo moral pós-moderno, não prosperarão numa igreja que lê, estuda, pensa e vive integralmente a Palavra de Deus.
SUGESTÕES DE LEITURA
- Mensagens, estudos e explanações em Coríntios. Antonio Gilberto. CPAD.
- A operação do erro: o movimento “gay cristão”. Joe Dallas. Cultura Cristã.
- Aconselhamento Cristão. Gary R. Collins. Vida Nova.
- Ética Cristã: alternativas e questões contemporâneas. Norman L. Geisler. Vida Nova.
- Ética Cristã: confrontando as questões morais do nosso tempo. Elinaldo Renovato. CPAD.
- A juventude cristã e o sexo. Elienai Cabral. CPAD.
- Prevenir é o melhor remédio. Don Schmierer. CPAD.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p