sexta-feira, 24 de junho de 2011

Espanha e Brasil contra a fome

Postado por: Unknown às 12:49 Comente


Países querem criar uma rede de doação de alimentos, para diminuir a crise da fome e reduzir os custos das operações.
Em 2009, através de uma conversa informal entre o ex-presidente Lula da Silva e o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, o Brasil solicitou à Espanha ajuda para dedicar à ajuda internacional 40 mil toneladas de alimentos, procedentes do programa Fome Zero. O Brasil precisava de um parceiro experiente em um âmbito que até então não fazia parte de sua política externa. O resultado foi a maior operação logística já feita pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O órgão espanhol se encarregou de conseguir o transporte dessa gigantesca quantidade de arroz, milho e leite em pó para o Haiti, Cuba e Honduras, que acabavam de ser atingidos pelos furacões Ike e Gustav.
Algo aparentemente tão óbvio como levar comida de onde sobra para onde falta não é o modo habitual de operar nas crises humanitárias. Normalmente, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) compra a comida de um intermediário internacional especializado. Nesse caso, os alimentos eram doação de um país e a logística, doação de outro. O PMA se encarrega da distribuição no país de destino. Essa nova operação foi chamada de irmanação ou triangulação. A consequência direta, segundo cálculos da Aecid, é que com o mesmo investimento se conseguiu três vezes mais impacto humanitário. A Espanha gastou 5 milhões de euros nos navios. A comida doada pelo Brasil estava avaliada em 11,32 milhões de euros.
O diretor da Aecid, Francisco Moza, afirmou na semana passada que o Brasil é um "parceiro fundamental para a cooperação espanhola" e que as operações de irmanação serão apresentadas na próxima reunião do G-20 como exemplo de cooperação. A Espanha criou um fundo específico para essas operações de 10 milhões de euros, que Moza apresentou na segunda-feira passada ao Programa Mundial de Alimentos.
Diante do G-20 será apresentado um projeto piloto para que a Espanha seja sede de um armazém mundial de alimentos para cobrir crises no oeste da África. O armazém ficaria em Las Palmas (Canárias), já que é o único porto profundo da região, explicam no Departamento de Atenção Humanitária da Aecid. Isso permite transportar em grandes navios graneleiros, o que reduz os custos. Esse depósito, que seria alimentado pelos países doadores, seria o primeiro de uma série de armazéns mundiais de excedentes alimentares doados. Essa rede de estoques evitaria um corte no abastecimento.
O programa Fome Zero do Brasil estabeleceu uma rede que permitia levar alimentos de agricultor para agricultor dentro do país. Essa ideia, transferida para o plano internacional, permite que países surpreendentes assumam o papel de doadores. O próprio Sudão, que recebe ajuda alimentar, foi doador de um excedente de quase 9 mil toneladas de sua colheita de sorgo no início deste ano. Foram distribuídas na Etiópia. No ano passado a Espanha ofereceu a logística para levar 7 mil toneladas de arroz da Tailândia para o Haiti. Desde 2009 a Espanha gastou 15 milhões de euros em operações triangulares.
O próximo projeto de irmanação começa em agosto na Somália, "o pior contexto humanitário do planeta", segundo o diretor do Departamento de Atenção Humanitária, Pablo Yuste. Será uma operação de quatro lados. A comida volta a ser oferecida pelo Brasil. Os EUA financiarão o transporte para a Somália e a Espanha pagará parte da operação no interior do país junto com o PMA.

Fonte: UOL

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p