segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eu Sou

Postado por: Unknown às 13:08 Comente

Bom Pastor 208x250 Eu Sou
Por sete vezes [trabalharemos apenas com 3 destas 7 vezes] no Evangelho de João Jesus declarou: Eu Sou [ego eimi, em grego]. Tais declarações foram impactantes para o público judeu do primeiro século, pois ao reivindicar ser Eu Sou, ele estava dizendo que era Iavé, o Eu Sou do Antigo Testamento.
“Disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou…” (Ex 3:14)
Tal declaração indica e destaca a auto-existência de Deus. Jesus descreve a si mesmo como Eu Sou.
O Evangelho de João é mais teológico que os demais. Ele fala, por exemplo, sobre a natureza e pessoa de Jesus Cristo.
I – Eu Sou a Luz do Mundo
“De novo lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.” Jo 8:12
Jesus disse tais palavras quando da Festa dos Tabernáculos. Durante essa festa colocava-se um candelabro aceso no pátio das mulheres no Templo. Com isso os israelitas se lembravam da coluna de fogo que guiou os seus antepassados no deserto.
1)      Significado da Declaração Neste Contexto
  • Luz para conduzir o mundo que está submerso nas trevas do pecado [Ler Jo 1:1-10].
  • Ela, a luz, também é um símbolo de santidade e verdade [Ler 2Co 4:6].
2)      Um Mundo Mergulhado nas Trevas
Ex: “Uma rebelião estourou ontem à noite da Delegacia de Pinheiro [Estado do Maranhão], resultando em seis mortes. Entre eles, estaria  José Agostinho Bispo, aquele que ficou conhecido internacionalmente por estuprar filhas menores e ter filhos-netos com ela. Hoje um total de oito. Quando foi preso, o maníaco sexual morava com uma delas. Ele molestou até as netas.”
  • Família desajustada.
  • Estupro.
  • Cárcere Privado.
  • Pedofilia.
  • Violência.
II – Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Jo 14:6
Jesus disse essas palavras aos discípulos por causa das dúvidas deles sobre tudo o que o Senhor tinha dito acerca do céu.
1)      Significado da Declaração Neste Contexto
  • Caminho para o Pai
“porque por ele, ambos temos acesso ao Pai…” Ef 2:18
  • Fonte de toda verdade sobre Deus
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” Jo 1:14
  • Ele dá vida aos que estão mortos espiritualmente
“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecer-mos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1Jo 5:20
III – Eu Sou o Bom Pastor
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” Jo 10:11
Jesus fez essa declaração em um dos debates com os líderes religiosos de Israel. Nesse contexto Ele os chama de pastores inaptos.
1)      Significado da Declaração Neste Contexto
  • Existem os “pastores” mercenários
“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas.” Jo 10:11-13
  • Jesus sempre esforça-se para cuidar de suas ovelhas
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” Jo 10:11
“… dou a minha vida pelas ovelhas.” Jo 10:15
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” Jo 15:13
  • Quando ele disse “Eu Sou a Porta das ovelhas” (Jo 10:7, 9) ele estava demonstrando que de fato ele cuida de suas ovelhas com devoção e constância.
- Ovelhas guiadas para uma gruta na noite.
- Ali elas eram protegidas.
- Tais grutas não tinham porta.
- Os pastores sentavam-se à entrada para impedir os predadores de atacarem as ovelhas.
“O SENHOR é meu pastor e nada me faltará. “ Sl 23:1
Conclusão
É necessário que deixemos nossas vidas nas mãos deste Jesus Cristo que se apresenta a nós como o Grande Eu Sou, o Deus auto-existente, todo-suficiente, capaz de cuidar de nós nesta vida e na porvir.
Fonte: Dokimos

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p