É impressionante a doutrina da infalibilidade papal. O nome assusta mas o papa só é infalível quando se pronuncia “ex-cathedra”, isto é, usando os poderes da cadeira de Pedro como Pastor e doutor da igreja, isto define o cargo de ação do dogma.
Por sua vez o objeto desta infalibilidade está restrito tão somente a temas concernente à fé e moral. Mas quem é o papa para legislar sobre fé e moral? Teria ele mais autoridade do que os outros para impor posições como por exemplo proibir a camisinha como método anticoncepcional ou o sexo apenas como método para procriação.
Seria correto papas imorais legislarem em questões morais? Claro que não. Seja ele papa ou não, a bíblia diz claramente que o homem é decaído e devasso seja ele portador de um título ou não. Todos igualmente pecaram e foram destituídos da glória de Deus.
A questão é que todo mundo erra, todo mundo falha. E eu não posso concordar com todo respeito aos católicos romanos com o conceito de infalibilidade papal. Até os apóstolos erraram e tiveram alguns escritos rejeitados pelos concílios. Que Deus nos tenha por inocentes na tarefa árdua de legislar sobre moral, eu de cara já me abstenho dizendo: Sou imoral, o que me torna controlado com relação a esse assunto é a pura graça de Deus, mais nada.
E no mais… tudo na mais santa paz!
Fonte: Pr. Márcio de Souza | Gospel Prime
Ninguém comentou :(
Postar um comentário
EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;
QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!
VOLTE SEMPRE!