domingo, 27 de maio de 2012

BARNABÉ - Um homem que sabia encorajar

Postado por: Parcerias Servos em Belém às 16:33 Comente

José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significava "encorajador"... Atos 4.36


A+arte+de+encorajar.jpg (350×241)Seu nome verdadeiro era José, mas os apóstolos o apelidaram de "Barnabé", que significava "encorajador" (At 4.36). Ele foi uma das pessoas que venderam propriedades e entregaram o dinheiro para ajudar os necessitados.
Barnabé encorajava aqueles que criam em Jesus - até mesmo um homem que perseguira cristãos até a sua conversão. Outros cristãos não quiseram conversa com aquele tal de Saulo, por isso Barnabé o levou aos apóstolos para analisar o encontro daquele homem com Cristo. Com tal encorajamento, "Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do SENHOR" (At 9.28).
Quando a igreja em Antioquia se expandiu rapidamente por causa da conversão dos gentios, a igreja de Jerusalém enviou Barnabé até lá. Quando ele viu as evidências do favor de Deus em relação àquele povo, começou a encorajar os novos cristãos a se manter fiéis ao SENHOR (At 11.24). Aquele "homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (At 11.24),  conduziu um grande número de pessoas à Deus.
Precisando de ajuda, Barnabé mandou chamar Saulo. Os dois trabalharam juntos por um ano em Antioquia, onde os cristãos passaram a ser conhecidos por esse nome pela primeira vez (At 11.26). Mais tarde, os dois foram escolhidos como os primeiros missionários da igreja. Saulo, que depois veio a adotar o nome de Paulo, assumiu aos poucos a liderança. Com o tempo, a equipe formada por "Barnabé e Saulo" (At 12.25; 13.2) passou a ser conhecida como "Paulo e seus companheiros" (At 13.13).
Isso não significava que barnabé havia perdido a sua coragem. No Concílio de Jerusalém (At 15), Barnabé defendeu um evangelho cristão simples, sem legalismo. No entanto, até mesmo ele tinha seus momentos de fraqueza. Quando Pedro parou de comer com os gentios de Antioquia por causa do que os legalistas judeus podiam pensar, Barnabé o acompanhou. Mais tarde, Paulo falaria duramente contra essa atitude dos companheiros.
Na segunda viagem missionária, Barnabé sugeriu que seu jovem primo Marcos os acompanhasse. Quando Paulo rejeitou a ideia, ele e Barnabé se separaram (At 15.36-41). Apesar disso, Barnabé continuou a encorajar Marcos até o dia em que Paulo pediu a ajuda do jovem (2Tm 4.11). Barnabé provou ser uma pessoa capaz de confortar os outros, pois foi um encorajador até o fim. 



...BARNABÉ ERA UMA PESSOA TÃO ENCORAJADORA QUE MUITOS  GENTIOS SE TORNARAM CRISTÃOS.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p