sábado, 2 de julho de 2011

O que é a Igreja Ortodoxa Oriental?

Postado por: Edson Araújo às 10:21 Comente

Pergunta Bíblica: "O que é a Igreja Ortodoxa Oriental?"
O que é a Igreja Ortodoxa Oriental?
Resposta: A Igreja Ortodoxa Oriental não é apenas uma igreja, mas um grupo de 13 igrejas independentes, cujos nomes variam de acordo com suas localidades (ex: a Igreja Ortodoxa grega, Igreja Ortodoxa Russa, etc.). Todas estão de acordo com os sacramentos, doutrinas, liturgia e governo da igreja, mas cada uma cuida de seus próprios interesses.
O cabeça de cada igreja Ortodoxa é chamado de “patriarca” ou “metropolitano”.O patriarca de Constantinopla (Istambul, Turquia) é considerado o patriarca “ecumênico”, também chamado de universal. Ele é a figura que mais se parece com o Papa da Igreja Católica Romana. Ao contrário do Papa, que é conhecido como VICARIUS FILIUS DEI (o vigário do Filho de Deus), o bispo de Constantinopla é conhecido como PRIMUS INTER PARES (o primeiro entre iguais). Ele tem honra especial, mas ele não tem nenhum poder para interferir com as outras doze igrejas ortodoxas.
A Igreja Ortodoxa clama ser a única igreja verdadeira de Cristo, e procura traçar sua origem aos apóstolos originais através de uma corrente contínua de sucessão apostólica. Filósofos ortodoxos debatem o estado espiritual dos Católicos Romanos e Protestantes; alguns os consideram hereges. Assim como os Católicos e Protestantes, no entanto, fiéis ortodoxos defendem a Trindade,a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, Jesus como o Filho de Deus, e muitas outras doutrinas bíblicas. No entanto, em relação à doutrina, eles têm muito mais em comum com os Católicos Romanos do que com os crentes Protestantes.
A doutrina de justificação através da fé é praticamente inexistente na história e teologia de Ortodoxia. Na verdade, Ortodoxia enfatiza theosis (literalmente significa “divinização”), o processo pelo qual os Cristãos se tornam mais e mais como Cristo. O que muitos da tradição Ortodoxa falham em compreender é que “divinização” é o resultado progressivo da salvação… não um requisito para que a salvação ocorra. Outras crenças ortodoxas que não concordam com os ensinos bíblicos são:
A autoridade semelhante da tradição da igreja e das Escrituras
As pessoas não são encorajadas a interpretar a Bíblia independentemente das tradições

A virgindade perpétua de Maria








Oração pelos mortos
Batismo de bebês sem qualquer referência à responsabilidade individual e fé
A possibilidade de salvação depois da morte
A possibilidade de perder a salvação


É verdade que grandes vozes da fé Cristã fizeram parte da Igreja Ortodoxa, e também é verdade que muitos dos seus seguidores têm um relacionamento de salvação genuína com Jesus Cristo. No entanto, a igreja em si não proclama uma mensagem clara que concorda com o Evangelho de Cristo. A grande chamada dos reformadores para acreditar “apenas nas Escrituras, apenas através da Fé, apenas na graça e apenas em Cristo” está em falta nesse ramo do cristianismo, e essa doutrina é muito importante – não podemos ficar sem ela.

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p