sábado, 26 de março de 2011

Igreja Católica de Portugal defende diálogo com ateus e agnósticos

Postado por: Edson Araújo às 10:14 Comente

 
O diretor da Pastoral da Cultura da Igreja Católica de Portugal, padre José Tolentino Mendonça, elogiou o diálogo que o Vaticano...
O diretor da Pastoral da Cultura da Igreja Católica de Portugal, padre José Tolentino Mendonça, elogiou o diálogo que o Vaticano está iniciando com os ateus e não crentes em geral e disse que a igreja do seu país deve fazer o mesmo.
“É preciso substituir o confronto pelo encontro e diálogo”, disse. “A apologética feroz e a dessacralização devastadora têm de ser superadas.”
Termina hoje em Paris o primeiro encontro de representantes do Vaticano com não crentes.
A igreja elaborou para o encontro uma ampla pauta de temas, que inclui o papel dos crentes e descrentes na sociedade, economia, direito e arte. Mas não estava previsto nenhuma abordagem de assuntos sensíveis à igreja, como o uso da fé por padres para violentar crianças.
O padre Mendonça disse que o “grande desafio” do momento é acabar com a “cultura de acusação e de suspeição” entre crentes e descrentes.
Ele reconheceu que ateus, agnósticos e não crentes “têm muito a ensinar aos crentes”. Mas em contrapartida, argumentou,  os descrentes precisam reconhecer e aceitar a espiritualidade dos católicos como “uma experiência humana legítima”.
“Precisamos confiar uns nos outros.”

Fonte: Paulopes

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p