sexta-feira, 11 de março de 2011

Divergências entre ciência e religião podem causar confusão em sala de aula? Qual a sua opinião?

Postado por: Unknown às 16:18 1 Comentário

Em uma sala do 6.º ano (antiga 5.ª série), durante uma aula de biologia sobre a criação do universo, a professora termina de explicar a teoria do Big Bang, que diz que o universo foi criado a partir de uma grande explosão cósmica entre 10 e 20 bilhões de anos. Um aluno ergue a mão e pergunta: “Pro-fessora, mas quem fez as galáxias e tudo o que existe não foi Deus?”. A cena é frequente nas escolas, divide os professores de ciências e biologia e coloca os de religião em uma saia-justa.
A coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e professora aposentada do ensino médio e fundamental, Rita de Cássia Dallago, conta que ao longo dos seus 26 anos de carreira percebeu que a discussão sobre a origem do universo e do homem, principalmente entre criacionismo (teoria religiosa que presume que tudo foi criado por uma força superior) e evolucionismo (teoria científica proposta por Charles Darwin que diz que o homem surgiu a partir da evolução de outras espécies) ganhou novos rumos, mas que ainda perturba os educadores. “Em geral, os professores tendem a impor o que acreditam, mas o ideal seria deixar claro sempre que existem duas correntes e não uma única verdade. O aluno tem o direito de escolher em qual prefere crer.”
Na maioria dos casos, os professores de ciências e biologia defendem o evolucionismo, porque faz parte da formação deles, e os de religião, o criacionismo. Mas Rita diz que na última década o perfil mudou um pouco e alguns que ensinam biologia também acreditam na segunda corrente. “Já vi muito professor que explica a origem da vida sob a ótica da ciência e depois, no final da aula, diz aos alunos para não esquecer que tudo isso foi obra de Deus.”
Com um tema controverso e professores divididos, a questão que se levanta é como não confundir a cabeça dos alunos e muito menos desrespeitar suas crenças religiosas. Para o coordenador de Teologia da Ponti­fícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Cesar Kuzma, o caminho ideal na hora de ensinar é não tratar as duas correntes como algo isolado e independente, mas sim como complementares. “A ciência explica a origem do universo e o surgimento da espécie humana, mas é a religião que dá sentido a isso. A meu ver esta é a melhor forma de ensinar os estudantes sem criar conflito.”
Já para o filósofo Carlos Ramalhete, o papel do professor de ciências não é ensinar religião, mas deixar claro que as ciências podem mudar. “A ciência é apenas a melhor explicação até agora para os elementos nos quais Deus não pode estar. A ciência moderna, ao contrário da religião, não é e nem pode ser dogmática.”
Mas algumas vezes o conflito é inevitável, principalmente porque a escola é um espaço de convivência entre alunos de crenças diferentes. Para os educadores, é importante que seja assim porque as crianças precisam crescer em um espaço democrático. “É claro que em algum momento houve confusão, tem aluno que às vezes não aceita o que é dado em sala e sai batendo porta, mas isso é a minoria”, conta Rita.

Mais liberdade

Segundo a professora de ensino religioso e história Célia Regina Guernieri, do Colégio Imaculada Conceição, os alunos menores, geralmente entre 10 e 12 anos, tendem a querer saber a opinião pessoal do professor e levam muito em conta o que ele pensa. Os mais velhos, a partir dos 13 anos, têm uma bagagem diferente e conseguem perceber por si só que existem duas teorias distintas e que podem escolher entre uma e outra. “Hoje os estudantes são muito mais livres e críticos do que há 30 anos. Eles conseguem perceber que não há uma verdade absoluta.”
Para que uma única verdade não reine em sala de aula, o professor de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Reginaldo Rodrigues conta que nas palestras que dá aos colegas da educação básica costuma orientá-los a não impor nada nunca e nem negar a existência de Deus aos alunos, por mais que ele não acredite. “É papel dele defender a ciência, mas sabemos que cada aluno tem sua religiosidade e que é preciso que o professor saiba lidar com isso.”
Na Escola Adventista, o diretor Laureci Bueno do Canto diz que não há imposição dos conceitos, mas pais e professores sabem a posição da escola. “Nós acreditamos na Bíblia e para nós o que está lá é a verdade. O professor não precisa acreditar e defender isso como real. Mesmo que ele comente que é criacionista, vai deixar em aberto aos alunos.”

1 Irmão Comentou :)

Há sim uma verdade absoluta...

Gênesis Cap: 1 e 2

Deus criou tudo, até mesmo Darwin, fazer o quê, não acreditar em Deus é cavar uma sepultura pra sí próprio!

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p