sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

APRENDENDO COM O PAPAI - REFLEXÕES DE UM HOMEM ÍNTEGRO

Postado por: Unknown às 21:17 Comente

Leitura: Gênesis 18.16-21
Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do SENHOR, fazendo o que é justo e direito... Gênesis 18.19

APRENDENDO COM O PAPAI
Ensinamos coisas aos nossos filhos mesmo quando não percebemos. Com frequência, acreditamos que nossas lições são as que damos quando eles nos ouvem sentados ou as que planejamos com antecedência. No entanto, também os ensinamos da maneira que reagimos, como um treinador de futebol quando o juiz marca um pênalti contra nosso time, ou como tratamos nossas esposas depois de ambos terem enfrentado um dia ruim no trabalho, ou menos no que dizemos quando vemos um sem-teto na rua.
Às vezes, nossas lições são positivas. Espero que meus filhos — sem que eu precisasse pronunciar uma palavra sequer — tenham se tornado pessoas sem preconceito pelo fato de frequentarmos uma igreja com um pastor negro e nos unirmos com um ministério para pessoas negras no interior do Mississipi, Estados Unidos.

Às vezes, minhas lições são do tipo negativo. Quando garoto, o que mais me magoava era ter de ouvir as brigas entre a minha mãe e o meu pai. Embora não fosse uma cena comum, o dia mais perfeito do mundo ficava horrível quando o relacionamento dos dois esfriava. De maneira não intencional, ensinei algumas lições dessa mesma frieza aos meus filhos.
Nossos filhos são como esponjas, absorvendo tudo quanto dizemos e fazemos.
Bob Welch, A Father for All Seasons [Um pai para todas as estações]

REFLEXÕES DE UM HOMEM ÍNTEGRO
Você já viu um diretor de cinema em ação? Ele costuma ter de ir muito além de simplesmente dizer a um ator como fazer determinada cena. É muito como ele ter de demonstrar como a cena deve ser. É por isso que "ordenar" é uma palavra tão poderosa empregada em Gênesis 18.19. Deus queria que Abraão orientasse os filhos. Isso exigia mais que simplesmente dizer o que eles precisavam fazer. Ele tinha de demonstrar, por meio de todas as suas palavras e todos os seus gestos, o que significava amar o Senhor, servi-lo, adorá-lo, entragar a vida a Ele por completo. Essa a incumbência que nós, pais íntegros, temos hoje em dia.
Jesus afirmou: "Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do pai..." (Jo 8.38). Por essa razão, devemos nos perguntar o tempo todo: "O que nossos filhos estão vendo em nós?" Eles estão absorvendo tudo, mesmo quando não prestamos muita atenção.
Tente nunca voltar a agir como aquele tipo de pai qu só sabe falar e dar conselhos. Em vez disso, aja como se fosse um diretor de cinema. Assim, nenhum filho e nenhuma filha será capaz de dizer: "Suas ações negativas falaram muito mais alto que suas palavras positivas."

Reflexão retirada da Bíblia do Homem, Editora Central Gospel

POR PROFISSÃO, SOU UM SOLDADO EME ORGULHO DISSO. MAS SINTO UM ORGULHO AINDA MAIOR — INFINITAMENTE MAIOR — DE SER UM PAI.
Douglas MacArthur, general de cinco estrelas norte-amaricano que lutou na Segunda Guerra Mundial

Ninguém comentou :(

Postar um comentário

EM CASO DE DÚVIDAS:
- Seu comentário de preferência precisa ser relacionado com o assunto do post;
- Link quebrado ou algo assim, POR FAVOR avise o mais rapido possivel para que possamos corrigir;
- Cuidado com as palavras, não use palavrões e nem palavras que venham a ofender alguém. Comentários desse gênero não serão publicados;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Com as suas dúvidas exclaressidas... opine, discuta, verbalize, interaja;

QUE A GRAÇA E A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM TODOS VOCÊS!

VOLTE SEMPRE!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p